RESENHA : Meu vinho favorito - TerraNoble Carménère


"O vinho é composto de humor, líquido e luz" - Galileu Galilei

Considerada por muitos a “bebida dos deuses”, vocês que me seguem sabem que não escondo a minha paixão por vinhos.
Para todos os tipos de gostos, bolsos e ambientes, acredito que uma boa ocasião, se faz com um bom vinho.
A história nos conta que o seu surgimento se deu há aproximadamente 6000 a. C., pensando-se que tenha tido origem nos atuais territórios da Georgia, Turquia ou Irã.

Surgimento da uva Carménère

Dentre todas as uvas, a minha preferida é a uva Carménère, em especial o vinho TerraNoble, da Vinícola homônima, localizada no Vale Central do Chile, eleita pela revista Wine Spectator, a melhor vinícola produtora de Carménère na região.
A uva Carménère surgiu em Médoc, na região de Bourdeaux na França, mas ficou famosa no Chile.
Na Europa, aproximadamente no século XVIII, ela foi extinta por uma praga fortíssima chamada Filoxera, (uma espécie de mosca) que acabou com diversas uvas que nem chegamos a conhecer, inclusive a Carménère nessa região da França.
Durante as Grandes Navegações, no século XV antes da filoxera, a Carménère chegou até a América do Sul, no Chile, e por muitos anos foi produzida, cultivada e consumida como Merlot (uma uva quase irmã de Carménère, por ter as folhas e as características do fruto quase idênticas).
Somente em 1994, quando um grupo de enólogos franceses desembarcaram no Chile para um estudo de solo, que descobriram que essa uva em especial não era Merlot, e sim Carménère. Portanto pode-se afirmar que, embora seja uma uva antiga como todas as demais, foi redescoberta recentemente (ufa, ainda bem né!?).

Meu favorito

E porque é o vinho TerraNoble Carménère é o meu favorito??
  • O vinho TerraNoble Carménère é um vinho jovem, possui taninos leves. Tanino é a substância que está presente na casca e na semente da uva tinta (sabe quando você toma um vinho e ele "seca" a parte de cima da sua língua), pois é, o tanino é isso. E o vinho TerraNoble Carménère não possui essa característica!
  • Ele tem um corpo macio (é aquele vinho que percorre todas as papilas gustativas, sem deixar sensação de álcool na boca, sem pesar na sua língua).
  • Possui acidez moderada (acidez é quando você bebe o vinho, e nas laterais da língua começa a soltar água), você automaticamente saliva menos quando consome um legítimo Carménère.
  • Exala um bouquet floral e frutado, predominando notas de sândalo, bergamota, flores do campo, jasmim e violeta, com toque herbáceo. Sem dúvida nenhuma, é o vinho mais cheiroso que conheço.
  • É um vinho totalmente versátil, harmoniza muito bem com todos os tipos de acompanhamentos, desde uma carne vermelha magra, frutos do mar não tão condimentados, queijos mais maduros e massas, tornando assim o vinho TerraNoble Carménère ideal para iniciantes.
Mas, se você aprecia um vinho com corpo mais intenso, taninos mais marcantes e acidez mais elevada, o vinho TerraNoble Carménère não irá suprir suas necessidades, devido a maior delicadeza em sua composição.
Indicaria para isso, um vinho Malbec ou Tannat, que são donos de todas essas características mais fortes.

O vinho tinto e suas propriedades


O vinho tinto é notadamente conhecido por seus fins medicinais, principalmente por conter substancias como polifenóis, flavanóides e antioxidantes. Dentre todos os benefícios, listei esses:
*Potenciador do cérebro

Melhora os processos de pensamento. São muitos os estudos que demonstram que beber vinho de forma equilibrada, moderada, porém constante, previne demências e doenças degenerativas do cérebro, tais como Alzheimer e Parkinson.
O vinho também diminui as inflamações, evita o endurecimento das artérias e, além disso, inibe a coagulação, melhorando assim o fluxo sanguíneo.
*Previne o cansaço
"Depois de árduo dia de trabalho, uma taça de vinho é conforto" Beethoven
Precisamente o resveratrol, presente na casca da uva, que melhora nossa situação naqueles dias nos quais estamos mais apáticos ou cansados. Vale a pena tentar! O resveratrol é uma substancia que também auxilia na redução do colesterol ruim (LDL).
*Aumenta as endorfinas
Ao consumirmos vinho tinto, liberamos endorfinas em nosso organismo, o que nos relaxa e faz com que desfrutemos mais do momento.
*Protetor do coração 
O vinho tinto é rico em vitamina E, que ajuda a limpar o sangue, evita coágulos, protege os tecidos dos vasos sanguíneos, logo, uma simples taça de vinho tinto eleva notavelmente o potencial de nossa saúde cardiovascular.
*Reduz risco de câncer

O vinho tinto é um grande antioxidante. Um recurso natural capaz de bloquear, por exemplo, o crescimento das células responsáveis pelo câncer de mama ou de pulmão. Uma de suas melhores propriedades é precisamente a ação que o resveratrol exerce na hora de impedir que o estrogênio (hormônio feminino) cause problemas cancerígenos nas mulheres.

Curiosidades

Sempre me perguntam o por que de "rodar / girar" o vinho na taça.


Na verdade, esse ato é chamado de volatização. Significa que, como o vinho é composto por bouquets de variados aromas, precisamos que o vinho libere todos esses aromas antes de ser consumido, e para isso volatizamos, ou rodamos/giramos a taça. A volatização tem o objetivo de agitar as moléculas para extrair e ativar esses odores presentes no vinho, tendo em vista que parte do sabor que sentimos, vem justamente do olfato.


*Serve para ver o corpo do vinho.
Quando volatizado, as "lágrimas" escorrem, isso nada mais é que, ver o vinho escorrer dentro da taça. Quanto mais denso, espesso, e demorado pra escorrer, mais corpo ou seja, maior quantidade de álcool. Quanto menos denso, fino e rápido essa "lágrima" escorrer, menos corpo ou seja, mais leve e com menor teor alcoólico.



Quando um vinho é envelhecido em barricas de carvalho, ele tem uma coloração muito mais intensa, em tons "violáceos" ou acastanhados, informando que existe a presença da madeira pelo estágio em barrica. Diferente dos vinhos que não passam pelo envelhecimento em madeira, que possuem uma coloração rubi acentuada.

*Decanter
Decanter é um recipiente de cristal ou vidro, usado para separar o vinho dos seus sedimentos (no caso de vinhos não filtrados), como é o caso dos vinhos de longa guarda. Os vinhos não filtrados, por serem envelhecidos em barricas, sempre trazem resíduos, sendo assim, o decanter tem a função de separá-los do líquido. Para os vinhos mais jovens e de média guarda, a função do decanter é para aeração.

Recomendações Importantes

Vale lembrar que, antes de se ingerirmos o vinho precisamos:
  • Ver a coloração e corpo
  • Sentir o bouquet
  • Sentir ele percorrer por toda a boca.
A temperatura certa para se consumir vinho tinto é de 18ºC. 
Caso você não tenha uma adega climatizada, coloque-o na porta da geladeira por uma hora aproximadamente, e nada de colocar o vinho tinto dentro do balde de gelo, ok!?
O vinho já é por si só uma bebida perfeita, então nada de adicionar açucar ou adoçantes para adoçar!! Adeque seu paladar e com o tempo se habituará a apreciar um bom vinho.

Por fim
Vinho é tudo de bom! Além de tudo, degustar e conhecer um bom vinho, faz de você uma mulher fina, madura e certamente, mais atraente.

Recomendo a leitura de: A História do Vinho - Hugh Johnson- Editora Companhia das Letras e 1001 vinhos para beber antes de morrer - Hugo Johnson, editora Saraiva.

Bom, espero que tenham gostado de saber que o vinho TerraNoble Carménère é o meu favorito, e que tenham aprendido um pouco mais sobre esse universo que eu tanto amo!
Não deixe de compartilhar aqui nos comentários a experiência de vocês!
Tim-tim e muita saúde!

Comentários

Postagens mais visitadas